Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Calathea cylindrica (Roscoe) K.Schum. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-10-2011

Criterio:

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica de MataAtlântica ocorre em cinco Estados, em unidades de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Goeppertia cylindrica (Roscoe) Borchs. & S.Suárez;

Família: Marantaceae

Sinônimos:

  • > Calathea cylindrica ;
  • > Phrynium cylindricum ;
  • > Calathea grandifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

A espécie forma fragmentos clonais com distribuição agregada, preferencialmente em locais com luz direta somente em parte do dia, tais como bordas e clareiras na mata (Braga, com. pess. apud Barreto; Freitas, 2007).

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica nos Estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro (Braga, 2011).

Ecologia

Calathea cylindrica é uma erva com flores disponíveis o ano todo (Barreto; Freitas, 2007). A espécie forma fragmentos clonais com distribuição agregada, preferencialmente em locais com luz direta somente em parte do dia, tais como bordas e clareiras na mata (Braga, com. pess. apud Barreto; Freitas, 2007).

Ameaças

1.4.7 Telecommunication
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A região da Serra Bonita sofre a influência de grandes áreas de plantações de cacau. Parte da RPPN é cortada por uma estrada que dá acesso à parte mais alta, onde foi instalada uma torre de transmissão, o que determinou nesse local, a erradicação da vegetação original há mais de 30 anos.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.4 Protected areas
Observações: Amorim (2004) confirma a presença da espécie para a RPPN Serra Bonita, Bahia.

5.7 Ex situ conservation actions
Observações: Barreira; Freitas (2007) citam a presença de indivíduos de C. cylindrica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o que configura um cenário de conservação ex situ da espécie.

4.4 Protected areas
Observações: Reserva Serra das Lontras (ca. 6.000 ha municípios de Arataca/São José da Vitória). Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita (ca. 7.500 ha município de Camacan). O grau de conservação da vegetação é muito variado. Algumas porções apresentam florestas que aparentemente não sofreram corte raso, trechos em diferentes estádios de sucessão ecológica.

Referências

- BRAGA, J. M. A.STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. S., ET AL. Marantaceae. 2009. 516 p.

- AMORIM, A. M. Flora da RPPN Serra Bonita, Bahia, Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, p.10, 2004.

- BARRETO, A. A.; FREITAS, L. Atributos Florais em um Sistema de Polinização Especializado: Calathea cylindrica (Roscoe) K. Schum. (Marantaceae) e Abelhas Euglossini. Revista Brasileira de Botânica, v. 30, n. 3, p. 421-431, 2007.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, ES, 2007.

Como citar

CNCFlora. Calathea cylindrica in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Calathea cylindrica>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/10/2011 - 15:04:29